Há muito que as tecnologias da informação e computação estão a mudar o modo como trabalhamos e nos comportamos. Atividades tão simples como ler um livro, falar ao telefone e comunicar, fazer compras, estudar, obter uma resposta, ou lançar um movimento social estão hoje acessíveis com enorme facilidade e atratividade. Os avanços tecnológicos estão a acionar mudanças em todas as áreas da sociedade e a promover o avanço socioeconómico e científico. A internet e os dispositivos móveis tudo interligam numa rede global de possibilidades infinitas.
Enormes quantidades de informação estão a ser partilhadas e processadas, permitindo, por exemplo, extraordinários avanços em áreas como a saúde e a educação. A informática e a computação têm contribuído para melhorar a vida das pessoas, ajudando-as a criar soluções inovadoras em todas as áreas da atividade humana. Para possibilitar uma melhor adaptação a estas mudanças e uma participação mais ativa dos cidadãos é necessário desenvolver competências associadas ao pensamento computacional, que se aplicam não só ao uso das novas tecnologias e ao desenvolvimento de novo software ou hardware, mas também à capacidade de resolver problemas de natureza diversa e de imaginar novas soluções.
O “Computational Thinking” oferece um vasto conjunto de conhecimentos e práticas fundamentais da computação, que por serem bastante gerais e independentes de tecnologias específicas, são aplicáveis em muitas situações diferentes, promovendo o avanço do conhecimento em diversas áreas. Abre perspetivas sobre novos modos de trabalhar e pensar que são essencialmente complementares dos de outras disciplinas, sustentando uma nova literacia básica para o futuro da humanidade. Em conjunto com as outras disciplinas e saberes, com criatividade e atitude crítica, vem fornecer novas competências que potenciam a geração de conhecimento, de inovação, de valor, assim como o aumento da qualidade de vida na sociedade de informação global.